A aplicação da toxina botulínica (Botox ®) em dermatologia é utilizada para tratar e prevenir a linhas de expressão na face, relaxando a musculatura onde ela é aplicada, com o objetivo é rejuvenescer, mas de forma leve e natural. Na atualidade não se busca paralisar a expressão, mas sim suavizá-la.

Cada pessoa deve ser analisada individualmente, pois os pontos de aplicação variam de acordo com características anatômicas de cada paciente.

O efeito da toxina se inicia após 48 horas da aplicação e a duração varia de quatro a seis meses. O momento ideal para iniciar as aplicações, se dá quando as linhas de expressão começam a ficar aparentes ou para uma prevenção de rugas, em locais onde a musculatura da face se contrai com mais intensidade. A aplicação da toxina botulínica (Botox ®)  é segura desde que aplicada por um médico habilitado para tal.

A toxina botulínica (Botox ®)  também é eficaz no tratamento da hiperhidrose (suor excessivo) axilar. Neste caso, pequenas injeções são aplicadas nas axilas e a toxina bloqueia a produção do suor pelas glândulas sudoríparas, auxiliando as pessoas que sofrem com este problema. A duração do efeito da toxina botulínica (Botox®) neste caso pode variar de meses há 1 ano.