Preenchedores são medicamentos, de origem natural ou sintética, que são injetados na pele para dar uma aparência mais jovem e saudável. O ácido hialurônico é a substância preenchedora reabsorvível mais difundida e usada. Ele é encontrado naturalmente na pele humana e se deteriora com o envelhecimento levando ao surgimento de linhas e sulcos.

O preenchimento é um procedimento realizado pelo dermatologista com objetivo de:

•    Atenuar o sulco nasogeniano (“bigode chinês”)
•    Atenuar o sulco lábio-mentoniano (“linhas de marionete”)
•    Atenuar as olheiras
•    Criar volume e contorno aos lábios
•    Suavizar a reabsorção de gordura no dorso das mãos que pode causar o aspecto “cadavérico” das mãos
•    Melhorar o contorno da face (contorno das mandíbulas e região malar “maças do rosto”) que se torna “apagado” com o passar do tempo

É utilizada com anestesia local para minimizar o desconforto no momento da aplicação. Após o preenchimento pode haver vermelhidão e inchaço leve e passageiro no local das injeções.

Atenção: Botox (toxina botulínica) não é a mesma coisa que preenchimento! A toxina botulínica atua relaxando a musculatura e diminuindo as rugas estáticas, enquanto os preenchedores são aplicados na pele para preencher depressões.

As famosas “bocas de Pato Donald” são resultado de excessos na aplicação. O preenchimento pode ter um aspecto absolutamente discreto e natural, desde que bem feito.

É comum o dermatologista combinar diferentes métodos para tratar uma mesma pessoa para obter os melhores resultados (por exemplo: Botox + preenchimento + laser).