Laser é a sigla em inglês para “Light Amplification by the Stimulated Emission of Radiation” que significa luz amplificada por estimulação e emissão de radiação. Laser produz intenso feixe de luz que segue em uma direção. Podendo agir por vaporização e/ou remoção do tecido da pele para melhorar rugas, cicatrizes e manchas, vedar vasos sanguíneos ou cortar tecidos.

O laser pode ser usado no rejuvenescimento para melhorar linhas finas, rugas e linhas de expressão do rosto; melhorar a aparência da pálpebra, dos pés de galinha e da região ao redor dos olhos; remover manchas e irregularidades na pele; melhorar e nivelar cicatrizes; melhorar o tônus da pele. Além disso, também pode ser usado para remover pelos e tatuagens indesejados. Eles são capazes de estimular a formação de colágeno na pele e com isso reduzir os sinais do envelhecimento.

Durante a aplicação do laser o desconforto é moderado e uso loções anestésicas reduzem a sensibilidade a dor. Após o procedimento a pele fica bem vermelha e é preciso mantê-la úmida com pomadas e curativos cirúrgicos, durante os primeiros dias. É importante manter-se longe de raios solares até a completa cicatrização do local, e depois usar filtro solar durante todo o dia e cobrir a área se sair ao sol. As complicações são raras e o risco de cicatriz é baixo. Os efeitos colaterais mais comuns são: formação de “casquinhas”, leve inchaço temporário e vermelhidão.

Referência: http://www.sbd.org.br/informacoes/procedimentos/