Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unha e cabelos. Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em nosso corpo, entretanto, quando há proliferação em excesso podem causar doenças. Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos se reproduzem rapidamente.

Surgem com manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, tem a borda da lesão mais evidente e às vezes com crostas. Manifestam-se mais frequentemente em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), mas também podem ocorrer em qualquer outra área do corpo. Quando acometem áreas entre os dedos, podem ocorre dor e fissuras. Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos.

O tratamento das micoses é variável e feito com medicamentos tópicos ou orais, chamados de antifúngicos, de acordo com o tipo de infecção e localização.

 Hábitos higiênicos são a melhor forma de prevenir micoses:

  • Use somente o seu material de manicure. Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés. Evite o contato prolongado com água e sabão.
  • Evite andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas, lava-pés de clubes e piscinas.
  • Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.
  • Não compartilhe toalhas, roupas, escovas de cabelo, bonés, eles são maneiras de transmitir doenças. Evite usar calçados fechados por longos períodos, e opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite roupas muito quentes e justas, e também tecidos sintéticos, eles absorvem o calor e o suor, e prejudicam a transpiração da pele.